sábado, 1 de dezembro de 2012

Ligação iônica!

O primeiro passo para a ligação iônica, é saber bem, como distribuir os elétrons de um átomo! Para isso, acesse Distribuição Eletrônica! Após isso, a ligação iônica, estabelece uma interação interatômica entre metais e não metais, seguindo a teoria do octeto, que determina a estabilização atômica com 8 elétrons na última camada (Camada de valência). Há três maneiras para a determinação da ligação iônica. As três são as seguintes:

Primeira - Através da distribuição eletrônica!

Realiza-se a distribuição dos elétrons e se analisa a valência. Aquele, que normalmente, possui até três elétrons nela, no caso do alumínio, irá ceder elétrons. Os que possuem mais, tendem a absorver!Observem o esquema abaixo:

Ligação iônica
 

Segunda - Através da família! Elementos da família A, possuem elétrons da última camada, correspondentes a família pertencente! Com base nisso, você estabelece a ligação! Observe abaixo:
 
O lítio, pertence a IA - logo um elétron! O Flúor VIIA - sete na última! Trocando cargas, temos a estrutura LiF!

Terceira - Pela carga do íon! Essa maneira é mais simples, onde a troca de cargas, indica a fórmula resultante! Mandem sua dúvida, que procurarei auxiliar!Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PDF

Print Friendly and PDF