terça-feira, 20 de novembro de 2012

Você ouve com os olhos!! Hype Science

Não é preciso ter nenhuma habilidade especial para fazer leitura labial. Você provavelmente consegue “ouvir” com os olhos, mesmo sem saber disso.
Pesquisadores do Instituto Max Planck para Cognição Humana e Ciências Cerebrais (Alemanha) demonstraram que uma área do nosso cérebro é responsável por entender o que uma pessoa diz sem ouvi-la direito.
Raramente fazemos leitura labial no cotidiano, mas em ambientes barulhentos isso é bem comum. Quando estamos em um lugar com muitos ruídos e só conseguimos observar os movimentos da boca da pessoa com quem estamos conversando, o sulco temporal superior esquerdo (região do lobo temporal cerebral) mostra grande atividade.
Quanto maior é essa atividade, maiores são as chances da pessoa conseguir relacionar a imagem da boca com as palavras. Quando o nosso cérebro é capaz de combinar informações de diferentes fontes sensoriais, como acontece durante a leitura labial, a compreensão da fala é melhorada.
Mas nem todo mundo tem facilidade em decifrar o que outra pessoa está falando apenas pelo movimento dos lábios. O nível de ativação do sulco temporal superior esquerdo mostra a habilidade de leitura labial de cada pessoa. [MedicalXpress/MPG]

Leia mais em Hype Science

olho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PDF

Print Friendly and PDF