terça-feira, 30 de outubro de 2012

Professor - By Sueli Correa


Profissão: professor
Nesta semana soube-se que o jardineiro da casa do senador Fernando Collor ganha R$ 2,2 mil mensais, pagos pelo Senado Brasileiro, e portanto, por todos nós que pagamos impostos. O jardineiro ganha o mesmo salário que um professor recebe nas regiões em várias regiões do Estado de São Paulo.
O professor que forma o juiz, o médico, o advogado, o jornalista, o cientista ganha menos de quatro salários mínimos mensais.
Lembro da diferença de ser professor hoje no Brasil e de exercer a mesma profissão na década de 1970 quando estudei nos antigos primário e ginásio.
Dona Laís foi professora da mesma turma os quatro anos iniciais e, por essa convivência, conhecia cada aluno, ajudando-nos a superar nossas deficiências e estimulando nossas habilidades.
Dona Laís não precisava sair correndo ao toque do sinal para entrar imediatamente em outra escola para melhorar o salário e, assim, ter um padrão de vida melhor.
No antigo ginásio, também tive os mesmos professores nos quatro anos. Dona Glorinha ensinava português e me estimulava a escrever, sendo talvez a principal responsável por eu ter estudado jornalismo.
O professor Carreira, conhecido pelo sobrenome, ensinou matemática e ciências.  Ele costumava pedir ao Maurício, um mestiço que sabia tudo de matemática, para nos explicar o raciocínio que fez para resolver intricadas equações.
Era uma época em que os pais sonhavam em que os filhos fossem professores, uma carreira promissora e garantia de um bom futuro.
As escolas tinham boa estrutura e merenda escolar de qualidade e em quantidade.
Falo, no entanto, de uma época em que o ensino não era acessível a todas as crianças. Mas a universalização, que é correta pela premissa de que todos, deveria ter mantido a qualidade e remuneração digna aos professores.
É dever de todo cidadão manter-se em permanente luta pela valorização do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PDF

Print Friendly and PDF